Sobre o projeto

“Roteiros. Roteiros. Roteiros.”: cartografia do Manifesto Antropófago é um projeto de iniciação científica (CNPq/UFPR) desenvolvido por Maria Carolina de Almeida Amaral, sob a orientação de Alexandre Nodari. O objetivo da pesquisa é mapear as múltiplas e diversas referências mobilizadas por Oswald de Andrade no Manifesto Antropófago (1928). Na medida em que o Manifesto é, no sentido pleno, um hiper-texto, achamos que uma das formas de realização do projeto deveria ser um site – esse site.

Na página principal,  fixa,  estará o Manifesto Antropófago, com notas (que serão acrescentadas aos poucos), de três tipos:

  1. Notas explicativas de nomes ou termos, que serão assinaladas por um sublinhado pontilhado embaixo do texto correspondente (passando o mouse por cima, o visitante visualizará uma caixa amarela com a respectiva nota);
  2. Referências bibliográficas das fontes utilizadas no Manifesto, marcadas por notas numeradas, e que aparecerem na barra cinza à direita;
  3. Notas explicativas, algumas delas com imagens e links, sobre expressões e passagens do Manifesto, marcadas pelas letras do alfabeto em minúsculas (ao passar o mouse sobre elas, uma caixa branca com o conteúdo do comentário aparecerá; elas também estarão visíveis no rodapé da página).

Além disso, o site hospedará também um blog, que servirá como um diário de pesquisa da Maria Carolina e também para que ela informe as atualizações que for realizando, e dialogue com possíveis interessados na pesquisa.