Apresentação

Postado por Maria Carolina Almeida

Iniciei em agosto deste ano as primeiras etapas da minha pesquisa de Iniciação Científica (CNPq/UFPR), que se concentra na produção de um roteiro de leitura detalhado dos aforismos que compõem o Manifesto Antropófago. Parto das considerações feitas por Ana Beatriz Azevedo na sua dissertação de mestrado, intitulada “Antropofagia – palimpsesto selvagem” (2012), que é uma importante referência para o meu objeto.

Agora, o próximo passo é rechear este site com as notas explicativas das referências trazidas por Oswald – que estarão na página inicial – e com minhas reflexões sobre a obra, que postarei neste blog à medida que realizo a pesquisa.

Este é um site interativo que quer dialogar com as pessoas interessadas no tema, por isso, sinta-se à vontade para deixar seu comentário.

4 thoughts on “Apresentação

  1. Olá, Carolina. Sou psicóloga, atualmente doutoranda em Psicanálise na UFMG. Acabei de tomar conhecimento do seu projeto e deste site. Fiquei muito feliz pois venho me dedicado à leitura de Oswald, sobretudo do Manifesto Antropófago, Pau Brasil e de dois textos tardios (O Antropófago e A Crise da Filosofia Messiânica) tentando pensar em Oswald como alguém que, de certa forma, teria antecipado alguns contrapontos que Jacques Lacan fez a algumas formulações específicos das teses de Freud. Comecei a perceber que as críticas de Oswald ao “excesso de patriarcado” das formulações freudianas, ou o “Freud católico” que o escritor inventou, muito se parecem com algumas formulações que o Lacan construirá a partir de seu retorno ao pai da psicanálise.
    Seu projeto me traz alegria e quero acompanhar de perto. Parabéns e sucesso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *